terça-feira, 23 de junho de 2015

O papel do professor na utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem



O artigo “O professor e as novas tecnologias” escrito por Elaine Turk Faria, foi utilizado como referência para elaboração do texto a seguir.
Segundo a autora os professores precisam estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada, mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela internet, permitem o acesso instantâneo à informação e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologia colocada a sua disposição.
Portanto refletir sobre o papel do professor no processo de mediar a interação entre “aluno e aprendizagem”, utilizando os recursos tecnológicos de maneira criativa, buscando a construção coletiva do conhecimento é fundamental para melhorias na prática pedagógica. Ressaltando dessa forma, a importância do professor apropriar-se da tecnologia presente nos ambientes escolares para enfrentar novos desafios e proporcionar a aprendizagem significativa dos conteúdos aos alunos.
A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e na correta utilização da tecnologia, dos softwares e seus aplicativos para auxiliar o aluno a resolver problemas, realizar tarefas que exijam raciocínio e reflexão, ou seja, apresentar resultados significativos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
Planejar uma aula visando à utilização de recursos tecnológicos exige preparo do ambiente tecnológico, dos materiais que serão utilizados, dos conhecimentos prévios dos alunos para manusear estes recursos, do domínio da tecnologia por parte do professor, além de seleção e adequação dos recursos à clientela e aos objetivos propostos pela disciplina, observando as orientações presentes no Politico Político Pedagógico da instituição em que atua.
Constantemente ouvimos a fala “vivemos na era digital”, passando assim, a enfrentar os desafios trazidos por toda a tecnologia que nos cerca. A autora utiliza-se de uma fala de Kenski (1998) a qual destaca que devemos nos apropriarmos de conhecimentos tecnológicos que permitam dominar a máquina, criticamente, conhecê-la para saber de suas vantagens e desvantagens, riscos e possibilidades, para poder transformá-la em ferramenta útil, em alguns momentos, e dispensá-la em outros. 
É importante destacar que o professor é insubstituível, mesmo com o uso da mais moderna tecnologia, sua função é a de organizar o ambiente de aprendizagem, escolher os recursos e softwares, realizar a intervenção pedagógica, quando necessária, reorganizar as atividades, ou seja, levar à auto-organização, interagindo, construindo, junto com os alunos, as situações e simulações. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
FARIA, E. T. O Professor e as Novas Tecnologias. Disponível em:

7 comentários:

  1. O papel das tecnologias educacionais é interessante num período atual de revolução técnica científica sendo utilizado como ferramenta de pesquisa e apoio em sala de aula para melhor desenvolvimento pedagógico, e que é um resultado de evoluções de técnica utilizadas no processo histórico da educação

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  2. Muito interessante este blog, pois é uma ferramenta a mais aos educadores e outros profissionais que demonstram interesse em ter fundamentação teórica e estudos a respeito da influência das mídias no processo educativo. As leituras sugeridas vêm de encontro a diversos pontos e questionamentos do meio escolar, onde por mais que se apontem estudos sobre a não substituição do professor pelos recursos tecnológicos, observa-se no meio docente esta situação sempre que o assunto a ser discutido seja voltado às novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Assim, percebemos que as mídias existentes são apenas as novas tecnologias como ferramentas neste mundo globalizado, instrumentos facilitadores e/ou auxiliadores de todo trabalho/processo.

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  3. O conceito de alfabetização tecnológica do professor envolve o domínio contínuo e crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o relacionamento crítico com elas. Este domínio se traduz em uma percepção global do papel das tecnologias na organização do mundo atual e na capacidade do/a professor/a em lidar com as diversas tecnologias, interpretando as linguagem e criando novas forma de expressão, além de distinguir como, quando e por que são importantes e devem ser utilizadas no processo educativo (Sampaio & Leite, 1999..
    O planejamento das atividades pedagógicas deve se levar em conta as metas a serem atingidas usando a tecnologia como ferramenta como um meio para atingir um fim. Ao planejar as atividades que envolvam o uso da tecnologia como mecanismo facilitador da aprendizagem, o professor deve ter claro que a tecnologia está presente em todos os momento cotidianos da sociedade. Alguns educadores apresentam uma resistência muito grande em relação, ao uso de qualquer tecnologia na educação, porém quando entram em contato com a mesma e verificam que facilita e muito o seu trabalho, essa visão se transforma. Sabemos que é um processo que demanda tempo e vontade de aprender sempre, pois para os mais resistentes esse processo é lento. Devido a isso acredito que a educação ainda tenha muita a aprender com e sobre o uso da Tecnologia na Educação.

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  4. O artigo escrito por Eliane T. Faria, ao tratar da presença das tecnologias nas escolas, reafirma a importância do papel do professor enquanto mediador das atividades pedagógicas, salientando que os “recursos” imprescindíveis para a efetiva aprendizagem continuam a ser o professor e os alunos. Neste contexto, a utilização de recursos tecnológicas se apresenta como uma estratégia que, direcionada intencionalmente pelos docentes tornam as aulas mais atrativas aos estudantes, porém, esta intenção pedagógica somente pode se concretizar se acompanhada de criatividade e mudanças reais no trabalho educativo proposto pela instituição escolar.

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  5. Muitas situações, dúvidas ou curiosidades acontecem no decorrer da aula, sem que o professor tenha planejado e preparado material suficiente para atender a expectativa dos estudantes, nestes momentos a internet e o computador são grandes aliados no ensino aprendizagem. Se o estudante tiver possibilidade de utilizar o equipamento individual ( celular, tablet, notebook) em sala de aula, devemos, enquanto professores, encontrar formas para viabilizar sua utilização pedagógica dentro do contexto atual da aula, sempre priorizando o conteúdo e a atividade proposta.
    Mesmo que nem todos os estudantes tenham o equipamento, as pesquisas podem ser realizadas em dupla ou grupos e, mesmo que no espaço da sala de aula não chegue o sinal da internet, os estudantes conseguem a partir de um celular com acesso à internet rotear o sinal para os demais equipamentos.

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  6. O celular pode deixar de ser um problema para tornar-se um aliado na aprendizagem. É um equipamento prático e atualmente muito popular entre os estudantes. Muitos dos app disponíveis são gratuitos, fáceis de usar e podem colaborar no ensino aprendizagem. Nas aulas de educação física é possível usar aplicativos para monitorar a frequência cardíaca, gasto calórico, percurso percorrido, pressão arterial, etc. O uso desses aplicativos nas aulas desperta o interesse e motiva a prática de atividades físicas.

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  7. Segundo Moran (1991), os veículos de comunicação “refletem, recriam e difundem o que se torna importante socialmente, tanto ao nível dos acontecimentos (informação) como do imaginário (ficção)” (p. 5). Diversos autores confirmam essa idéia e descrevem sumariamente assim sua evolução: primeiro, foram os livros (século XV, divulgados em larga escala graças aos tipos móveis de Gutenberg), que influenciaram a sociedade e a educação; depois forma o jornal periódico (século XVIII), o rádio (século XIX), a televisão e o computador (século XX). E nos dias atuais as tecnologias são tantas que nós educadores não conseguimos acompanhar essa evolução técnologica.
    A Educação passa por um momento crítico em que o desinteresse pela educação tradicional só aumenta, em contrapartida as tecnologias despertam um enorme interesse nos educandos.
    O uso das tecnologias sempre fizeram parte da educação porém de forma desvinculada dos projetos político pedagógico das escolas. Isso dificulta o trabalho dos educadores, não resultando em uma educação de qualidade. Para mudar essa realidade, os educadores precisam assumir o compromisso de adequar o uso das tecnologias, aos seus planos de aula de forma a favorecer a aprendizagem dos educandos. O uso de alguns recursos Tecnológicos dentro da escola muitas vezes esbarra na questão da alta demanda de alunos por turma, e o número insuficiente de máquinas que realmente funcionem de acordo com o que o Educador se propõe a trabalhar. O uso da internet em muitas escolas do Estado do Paraná ainda é uma prática difilcultada. Isso desmotiva o educador em usar esse recurso que quando planejado facilita o repasse dos conhecimentos facilitando a aprendizagem. Em contrapartida temos outras tecnologias a nossa disposição como TV pendrive, Microscópios e lupas que na minha disciplina facilitam e auxiliam na metodologia da disciplina de biologia.

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