segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Utilização dos Recursos Tecnológicos na Prática Pedagógica





A sociedade vem sofrendo importantes transformações impulsionadas pelo desenvolvimento tecnológico. O mesmo é possível afirmar em relação às escolas públicas que são convocadas a atender de modo satisfatório as exigências da modernidade. 
Segundo Brito e Purificação (2008, p.23) “[...] estamos em um mundo em que as tecnologias interferem no cotidiano, sendo relevante, assim, que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias”.
A tecnologia se torna importante quando propicia ao professor a realização de novas práticas pedagógicas. Permite trabalhar o conteúdo previsto de maneira diferenciada, contribuindo assim,  com o processo de ensino-aprendizagem.

O material a seguir foi disponibilizado pela professora Carine Ane Jung, docente da disciplina de Filosofia, no Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - CESAF - no município de Toledo, Paraná. 

Oficinas didáticas de Filosofia realizadas pelo PIBID-Filosofia da UNIOESTE no CESAF:
As oficinas foram ministradas pelos acadêmicos do curso: Leila Finkler, Joel Rosman, Heloíse Rosman, Giovani Aguiar e Bruna Luz e supervisionadas pela professora Carine. 
Os temas tratados nas oficinas foram: Filosofia Política, Racismo e o pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. 
As tecnologias utilizadas são o projetor multimídia, computador conectado à internet, exibição de vídeos e documentários criados pelos acadêmicos, utilização do prezi nas apresentações.
As imagens foram cedidas pela professora Carine e referem-se ao uso das tecnologias no processo de ensino durante as aulas de Filosofia:






Referência Bibliográfica:


BRITO, G. da S; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba – PR: Ipbex, 2008.


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