A sociedade vem sofrendo importantes transformações
impulsionadas pelo desenvolvimento tecnológico. O mesmo é possível afirmar em
relação às escolas públicas que são convocadas a atender de modo satisfatório
as exigências da modernidade.
Segundo Brito e Purificação (2008, p.23) “[...] estamos em um mundo em que as tecnologias interferem no cotidiano, sendo relevante, assim, que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias”.
Segundo Brito e Purificação (2008, p.23) “[...] estamos em um mundo em que as tecnologias interferem no cotidiano, sendo relevante, assim, que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias”.
A tecnologia se torna importante quando
propicia ao professor a realização de novas práticas pedagógicas. Permite trabalhar o conteúdo previsto de maneira diferenciada, contribuindo assim, com o processo de ensino-aprendizagem.
O material
a seguir foi disponibilizado pela professora Carine Ane Jung, docente da
disciplina de Filosofia, no Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - CESAF -
no município de Toledo, Paraná.
Oficinas didáticas de Filosofia realizadas pelo
PIBID-Filosofia da UNIOESTE no CESAF:
As oficinas foram ministradas pelos acadêmicos do
curso: Leila Finkler, Joel Rosman, Heloíse Rosman, Giovani Aguiar e Bruna Luz e
supervisionadas pela professora Carine.
Os temas tratados nas oficinas foram: Filosofia
Política, Racismo e o pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.
As tecnologias utilizadas são o projetor
multimídia, computador conectado à internet, exibição de vídeos e documentários
criados pelos acadêmicos, utilização do prezi nas apresentações.
As imagens foram cedidas pela professora Carine e referem-se ao uso das tecnologias no processo de ensino durante as aulas de Filosofia:
BRITO,
G. da S; PURIFICAÇÃO, I. da. Educação e
novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba – PR: Ipbex, 2008.
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