sábado, 26 de setembro de 2015

Sugestões de livros



Apresento algumas sugestões de livros disponíveis online sobre a temática “Educação e Tecnologia”:

Tecnologias digitais na educação:

Sinopse: Tecnologias Digitais na Educação apresenta uma seleção de artigos que são resultado das monografias da primeira turma do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação.
 

Desenvolvimento sustentável e tecnologias da informação e comunicação:
Sinopse: Coletânea de textos que tem como tema principal as dimensões da contemporaneidade, do desenvolvimento local sustentável e a questão do emprego das tecnologias informacionais e comunicacionais na educação. Aqui, contemporaneidade é compreendida como o delineamento de um modo de ser e de estar no mundo baseado na idéia de autonomia, de diálogo, de convivência pacífica e de valorização da vida.


Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas: 
Disponível em http://books.scielo.org/id/jc8w4
Sinopse: A aplicação das tecnologias de informação e comunicação à educação (como o uso dos games como locus de aprendizagem e a midiatização do conhecimento na EAD), o reconhecimento da diversidade cultural, a valorização das trocas interculturais, a importância da ética e dos valores e da história oral de vida, a definição de políticas públicas e a atualidade do pensamento de Freinet, Vigotsky e Paulo Freire são alguns dos temas discutidos neste livro. Se seu tema central é a educação e os desafios que a contemporaneidade apresenta para a formação de profissionais da área, sua maior virtude é não desconhecer as densidades interpretativas que surgem com estas reflexões.


 Tecnologia para a indústria: a história do Instituto Nacional de Tecnologia:
Sinopse: Os investimentos feitos no Brasil na área de ciência e tecnologia nos últimos 15 anos alteraram de maneira profunda o quadro institucional e humano deste tipo de atividade no país. Grandes programas científicos, tecnológicos e de educação pós-graduada foram lançados - na área energética, agrícola, de saúde, engenharia e várias outras - pela criação de novas instituições ou pela transformação freqüentemente radical de outras, que eram adaptadas para desempenhar os novos objetivos que iam sendo definidos.


Uma nova ciência para um novo senso comum:
Sinopse: Este estudo do professor Marcelo Germano, originalmente apresentado como tese de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba sob o título "Popularização da Ciência e Tecnologia: um discurso na interface entre uma nova ciência e um novo senso comum", procura, radical e vigorosamente, resgatar o papel do saber popular no processo de comunicação da ciência e da tecnologia. O autor defende o exercício do diálogo na comunicação humana, não tanto para que cientistas e público se entendam, mas para que todos tenham uma percepção minimamente equivalente dos benefícios e riscos da ciência e da tecnologia para a civilização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário